Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Influencia Cultural
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Influencia CulturalInfluencia Cultural
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Manaus

Visita técnica de secretarias às obras do Nosso Centro

12 de março de 2024
Compartilhar

Em contagem regressiva para conclusão de obras e inauguração pela Prefeitura de Manaus, o complexo de São Vicente – composto do mirante Lúcia Almeida, casarão Thiago de Mello, largo de São Vicente e píer turístico – recebeu visita técnica de equipes do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) e do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), na segunda-feira, 11/

3.

A visita serviu tanto para alinhar operações das secretarias para o futuro funcionamento do novo espaço público construído pela prefeitura quanto para as tratativas da inauguração das obras, previstas para o primeiro semestre de 2024, em várias etapas.

O píer turístico, por exemplo, tem previsão de entrega entre maio e junho, em razão da cota do rio Negro precisar estar mais alta para a instalação e montagem da estrutura, que se dará pelas águas.

O projeto arquitetônico é do Implurb e os recursos investidos são do Tesouro municipal. Essa é a primeira etapa das intervenções do programa “Nosso Centro”.

Para o diretor-presidente da Manauscult, Reginei Rodrigues, a visita técnica serve para visualizar as operações e ações visando a inauguração e o funcionamento dos espaços. “Há vários espaços para uso de artes visuais, de música e ocupações artísticas, assim como no entorno, que tem o centro histórico, desde a rua Bernardo Ramos até a praça Dom Pedro 2°, com o Museu da Cidade. Temos aqui ao lado a Casa Óscar Ramos, o Casarão da Inovação Cassina mais acima, e toda uma ambiência neste trecho do Centro, uma importante área cultural e de patrimônio da cidade”, explicou Rodrigues.

E antes mesmo da inauguração, o mirante já tem agenda com o Concultura, como adiantou o diretor-presidente do conselho, Neilo Batista. “Já está programada para maio próximo a realização do Festival Literário de Manaus (Flim), utilizando os vários ambientes do mirante, bem como novos eventos estão sendo pensados para ocuparem o local”.

O diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente, comentou que as reuniões e visitas in loco servem para alinhar não só a futura inauguração, mas também o funcionamento e a operacionalidade do novo espaço público com o envolvimento das secretarias municipais para sua melhor gestão.

“Essas ações se somam a outras para que possamos dar a atenção e a resposta que a população de Manaus precisa. Por exemplo, na segurança, a Semseg estará com sua equipe instalada no espaço, com viaturas e equipe treinada, para oferecer o melhor nível de serviço e bem-estar para quem vier ao mirante. Já a Manauscult será responsável pelos eventos e toda programação cultural, de turismo, de entretenimento e das exposições. E já começa a montar sua programação para os próximos meses em função da inauguração. E o Concultura se soma a essa agenda”, disse Valente.

O diretor-presidente disse que são muitas secretarias envolvidas no projeto, incluindo uma matriz de responsabilidade, um verdadeiro time multidisciplinar, como determinou o prefeito David Almeida, para “oferecer a Manaus uma área de entretenimento, cultura e lazer de forma muito bonita e objetiva para atrair os moradores, a população e o turismo na cidade”.

Primeira etapa

A primeira etapa do programa “Nosso Centro” tem quatro obras – mirante Lúcia Almeida, casarão Thiago de Mello, largo de São Vicente e píer turístico. 

O “Nosso Centro” visa o resgate do centro histórico da capital amazonense, envolvendo ações de economia, turismo, história, empreendedorismo, cultura, arte e habitação, com, ao menos, três etapas de implantação e matriz de responsabilidade.

Com mais de 95% da primeira etapa do “Nosso Centro” concluída, a prefeitura, paralelamente à intervenção, monta as operações para ocupação dos prédios, implementa a sinalização gráfica personalizada dos espaços públicos e cria um manual de bom uso das edificações, para o melhor aproveitamento das novas áreas que, em breve, serão inauguradas e vão poder receber a todos os visitantes.

O programa tem três eixos de atuação – “Mais Vida”, “Mais Negócios” e “Mais História” –; pelo menos três etapas de implantação e matriz de responsabilidade, envolvendo atuação em governança, incentivos fiscais, inovação e investimentos públicos. 

— — —

Texto – Claudia do Valle/Implurb

Fotos – Oliveira Junior/Manauscult

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjBhceJ

Assuntos Prefeitura de Manaus
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Manaus

Sine Manaus oferta 216 vagas de emprego nesta sexta–feira, 21/3

20 de março de 2025
Manaus

Prefeitura e IBGE atuam para consolidação de Aponds do Censo

20 de março de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus abre agendamento de castração em unidade móvel da zona Norte nesta sexta-feira

20 de março de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus constrói ponte em madeira para promover acessibilidade a moradores do São José

20 de março de 2025
Manaus

Ageman aplica novas multas à concessionária Águas de Manaus por falhas na recomposição asfáltica

20 de março de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus realiza mais uma obra de reforma de feira no bairro São Jorge

2 de maio de 2024
Influencia CulturalInfluencia Cultural